android 13 e suas novidades

Android 13: conheça as principais novidades

O mercado tecnológico está sempre inovando, trazendo novos aparelhos, mais modernos e mais recursos. Desta vez, foi a vez do sistema operacional arcar com as melhorias para a alegria de seus usuários.

O sistema Android passou por novas atualizações e está de volta com o Android 13 trazendo novos recursos e melhorias tanto para o pessoal como para a família toda.

Vamos falar sobre a atualização que veio para melhorar o desempenho dos celulares mais novos e também trazer mais segurança, pois à medida que a tecnologia avança, precisamos estar cada vez mais protegidos de ataques virtuais e aplicativos mal-intencionados.

Patrocinado


Geralmente as atualizações de sistema ocorrem todos os meses, costumam renovar o Google Services, Google system e a play Store. Elas costumam ficar disponíveis para que o próprio usuário acione o comando “atualizar” dos aplicativos e do sistema.

android atualizado para 13

As novas atualizações do Beta já foram liberadas para testes nos dispositivos, resta agora saber se os usuários irão gostar e se adaptar à novas funções.

Inclusive, as atualizações não contemplam apenas os aparelhos mais novos, mas as versões antigas do sistema também ganharam algumas novidades, principalmente para quem utiliza Android 11 e Android 12.

Então, bora saber quais são estas novidadese recursos? Continue lendo este artigo para obter as informações que você precisa.

Streaming no carro

Finalmente você não vai mais precisar de tanta gambiarra para poder conectar o celular ao carro, mas infelizmente, a solução ainda não roda de forma nativa nos veículos por uma questão de “segurança”. Mas as possibilidades com essa nova atualização, permite controlar o conteúdo para a família toda no carro.

Patrocinado


As melhorias que o Google Play está oferecendo permite que a família toda utilize serviços de streaming dentro do próprio automóvel. Vamos explicar como funciona:

sistema android 13

Serviços voltados às crianças ou até mesmo filmes e músicas poderão ser rodados tranquilamente com controle dos pais sem que você precise de muitas “manobras” para realizar estas operações.

Estes programas, voltados exclusivamente para pais, trarão uma gestão para todos os dispositivos registrados no sistema. Isso inclui celulares, tablets e computadores que estão com as crianças.

Sem contar que essa nova atualização, chamada Family Link, permitirá que os pais controlem qualquer abertura de função ou aplicativo em poderio dos menores a fim de não abram apps indevidos ou não autorizados. Uma verdadeira “mão na roda” sem muita dor de cabeça.

Fotos terão acesso restrito

Para a segurança de todo conteúdo presente no seu celular, essa nova atualização trouxe a possibilidade de restringir o acesso às suas fotos.

Publicidade - OTZAds

Sabe quando você instala um aplicativo novo? Pode ser de uma nova mídia social ou uma função específica que você precisa naquele momento? Geralmente estes aplicativos, para funcionarem de forma correta, pedem a sua autorização para microfone, câmera, prints etc. Então, o Android 13 vai oferecer a seguinte opção: Photo Picker.

O Photo Picker nada mais é que uma restrição para esse tipo de aplicativo. Você não precisará mais compartilhar todos os seus dados, fotos e documentos privados com estes servidores.

bandeja do android 13 icone

Essa nova função ainda não para por aí, pois a inovação, pensando na necessidade de proteger os dados e conteúdos íntimos dos usuários, pretende se expandir para os demais aparelhos eletrônicos como tablets que possuam um sistema de Android 12 e Android 11. Nesse caso, uma atualização será oferecida através do Google Play System.

No entanto, a extensão para outros aparelhos ainda não possui data marcada, mas pretende ainda alcançar os usuários do Android 11 com nível de API 30 ou superior a isso.

Idiomas específicos para cada aplicativo

Essa novidade é bem interessante para quem gosta de “treinar” outros idiomas através do celular. Se antes você poderia escolher apenas um idioma para todo o sistema, agora você poderá escolher um idioma para cada aplicativo que você tiver.

No caso, se o idioma da sua interface for português, você poderá deixar o seu Instagram em inglês ou Italiano por exemplo. É bem bacana essa novidade.

Essa nova função receberá o nome de Panlinqual, mas ainda não está totalmente decidido. Isso traz uma autenticidade maior para quem usa o telefone.

Patrocinado


O falecido “torpedo”

Pois é, ele está de volta e mais vivo do que nunca. Só que desta vez, repaginado. Antigamente esse tipo de mensagem era o mais próximo que tinha do WhatsApp, mas com o avanço da internet, os pacotes de mensagens contratados nas companhias de celular ficaram de lado e esquecidos.

A nova atualização pretende retomar esta função com uma cara nova que será chamada RCS. Através destes novos torpedos será possível o compartilhamento de fotos e vídeos em alta resolução, além disso serão enviadas usando o wi-fi para que mensagens em grupo possam acontecer.

Como atualizar celular Android e ter a versão mais recente do sistema 

Canais que vão transmitir a copa do mundo no catar 2022

Qual melhor serviço de streaming? Netflix, prime vídeo ou Disney plus

Esta função nova só será 100% liberada quando as questões envolvendo a privacidade do usuário estiverem totalmente definidas, com a certeza de que não haja vazamentos ou inconvenientes como acontece no WhatsApp.

Carteira Digital

Antigamente, nos aparelhos celulares utilizava-se um aplicativo chamado Wallet, que acabou caindo no esquecimento dos usuários graças a nova ferramenta de pagamentos do Google play.

icone da carteira digital no android 13

A nova proposta é trazer esse antigo sistema numa espécie de carteira digital muito mais segura e com novos recursos. As questões de cartão de crédito, registros, ticket de transporte, dentre outras funções comuns do dia a dia serão salvas através do google wallet.

Além de tudo ele oferecerá funções para quem utiliza o smartwatch, acoplando as funções do cartão de crédito nele para que você realize seus pagamentos com mais segurança através do recurso de aproximação.

A nova atualização ainda pretende estender essa segurança para as chaves eletrônicas de hotéis e crachás de escritórios. Além disso, nos EUA, essa função pretende guardar a carteira de identidade do cidadão dentro do Wallet, para trazer mais segurança e facilitar os desdobramentos do dia a dia sem correr o risco de esquecer algum documento importante.

As novidades não param por aí, ainda virão outras com a atualização do Android. E você, já sabia desses recursos? Conte para nós o que achou.